Universidade Sénior da Ajuda

Universidade Sénior da Ajuda

Breve Apresentação:

A Universidade Sénior da Ajuda nasceu de um projeto muito ambicioso que, na altura, visava disponibilizar à comunidade Sénior da freguesia da Ajuda, não só um modelo novo de aprendizagem e formação (ensino não formal) bem como criar um espaço físico, com dependência da Junta de Freguesia, que disponibilizasse atividades de ocupação diária e de cultura, que no momento não existia para a Comunidade Sénior da Ajuda.

A USA nasceu a 06 de Novembro de 2006, nas instalações de uma associação desportiva da freguesia da ajuda o Clube Sporting do Rio-Seco.

Atualmente a Universidade Sénior da Ajuda tem as suas instalações na Rua das Açucenas – lote 1, na freguesia da Ajuda, e disponibiliza 5 salas para as suas atividades diárias. Nas suas atividades desportivas, para além de se utilizar o parque Monsanto – para desporto ao ar livre, foi protocolado entre a JFA e Universidade de Lisboa, a utilização do espaço do Complexo desportivo da Ajuda – CDA que se situa no polo Universitário da Ajuda para as aulas de desporto em ambiente fechado.

Universidade Sénior é uma resposta social onde se valoriza a promoção do envelhecimento ativo através atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para os maiores de 55 anos.

Pretendemos oferecer aos alunos um espaço de vida socialmente organizado e adaptado à suas idades, para que possam viver de acordo com a sua personalidade e a sua relação pessoal.

Queremos proporcionar aos utentes a frequência de aulas e ações de formação (ensino não formal) onde os seus conhecimentos possam ser divulgados, valorizados e ampliados, Criando assim, espaços de encontro com a comunidade que se tornem incentivos e estímulos a um são espírito de convivência e de solidariedade humana e social.

Público-alvo:

  • Alunos com 55 ou mais anos;
  • Possuir robustez física e psíquica adequada à realização das atividades;
  • Concordância do aluno com os princípios, os valores e as normas regulamentares da Universidade.


Horário e Calendário de Funcionamento:

  • Aulas: (Período da Manhã) Segunda a Sexta-Feira das 10h00 às 13h00; (Período da Tarde) Segunda a Quinta-Feira das 14h00 às 16h00.  Encerra à sexta-feira à tarde.

Nota: atualmente em aulas digitais devido à pandemia.

  • Secretaria: Segunda a Quinta-Feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 15h30;  Sexta-feira: das 9:30 às 13h00 (Encerra à sexta-feira à tarde)                               

Funciona todo o ano exceto nas interrupções letivas do Natal, Carnaval, Páscoa e nos meses de Julho, Agosto e Setembro

Professores e Disciplinas:

Os professores desenvolvem a sua atividade de regime de voluntariado.

No ano letivo 2020/2021, lecionam na Universidade Sénior da Ajuda 18 professores, num total de 18 disciplinas.

Disciplinas: História (Universal e de Portugal), Fotografia, Informática, Língua Francesa, Língua Inglesa, Língua Alemã, Anatomia e Fisiologia, Marketing e Comunicação, Artes e Património,  Canto, Cavaquinhos, Segurança e Proteção Civil, Psicopedagogia Curativa, Meditação e Relaxamento.

Disciplinas de Desporto (lecionadas no CDA): Yoga, Mobilidade e Desporto, Danças de Salão e Zumba Gold.

Comparticipação, Coordenação e Entidade Promotora

Comparticipação: - Pagamento anual de inscrição, e de 9 mensalidades

Diretor: Arq. Jorge Marques (Presidente da Junta de Freguesia da Ajuda)

Coordenador: Tiago Vieira

Colaboradores: Luís Soares

Contactos:

Telemóvel: 962 181 429

Telefone: 218 090 899

Email: universidadesenior@jf-ajuda.pt

© 2021 Junta de Freguesia da Ajuda. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia