A - Trilho Keil do Amaral

Percurso entre o o Miradouro Keil do Amaral, situado em pleno Monsanto, passando pelo Parque Urbano do Rio Seco até Alcântara/Belém.
Pode ser feito em bicicleta ou a pé.
Extensão do percurso: 5 Km.
A -  Trilho Keil do Amaral

# Trilho Descrição
Miradouro Keil do AmaralEstrutura de pedra escura, ajardinada e desdobrada em três áreas quadrangulares sobre a paisagem, com recantos mais privativos onde podemos sentar e contemplar a panorâmica sobre Lisboa. O ambiente em redor é intimista e romântico. Francisco Caetano Keil Coelho do Amaral foi um importante arquiteto português (1910/1975) que colaborou em muitas obras públicas, algumas ligadas a espaços verdes, como o Parque Florestal de Monsanto.
Moinho do PenedoFaz parte da antiga rede de moinhos da Serra de Monsanto que fornecia farinha à população de Lisboa até ao final do século XVIII.
Anfiteatro Keil do AmaralÉ um anfiteatro, mas também tem vista para a ponte e o rio. Costuma servir de casa para concertos ao ar livre, como o OutJazz que tem aqui residência assídua. Francisco Caetano Keil Coelho do Amaral foi um importante arquiteto português (1910/1975) que colaborou em muitas obras públicas em Portugal, algumas ligadas a espaços verdes, como o Parque Florestal de Monsanto.
Bacia de RetençãoEsta obra insere-se no sistema hidráulico de Alcântara, o maior da cidade, e destina-se a amortecer os caudais que vêm da Serra de Monsanto. A bacia de retenção tem um volume na ordem dos 1200 metros cúbicos e permite reduzir em 50 por cento o caudal pluvial que precipita em Monsanto e que era drenado para o colector da Rua Eduardo Bairrada.
Polo Universitário da AjudaA construção do Polo Universitário da Ajuda, nasceu nos anos 90 da intenção de alojar adequadamente algumas das unidades orgânicas da então Universidade Técnica de Lisboa. Erguido no Alto da Ajuda, em terrenos contíguos aos do Instituto Superior de Agronomia, foram construídas as novas instalações da Faculdade de Arquitetura, seguidas das da Faculdade de Medicina Veterinária e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, o refeitório, o restaurante e o Centro de Atividade Física e Recreação (CEDAR).
Parque Urbano do Rio SecoO Parque Urbano do Rio Seco tem, no total, cerca de 2,7 hectares. Na vertente norte possui uma extensa área de prado de sequeiro que chega até ao limite do Parque Florestal de Monsanto, estando desenvolvida entre o Polo Universitário da Ajuda e o Bairro 2 de Maio. Na vertente sul encontra-se integrado o Polidesportivo Eduardo Bairrada, áreas de estadia, um miradouro, um parque infantil e de um parque hortícola.
Rua do CruzeiroRua correspondente ao local onde antigamente se situava o cruzeiro da Ajuda. O Cruzeiro da Ajuda encontra-se atualmente no Museu do Carmo, mas no local permanece a Rua do Cruzeiro. Ate 1890 chama-se Calçada do Cruzeiro.
Polidesportivo Eduardo BairradaA gestão do Polidesportivo Eduardo Bairrada é da responsabilidade da Junta de Freguesia da da Ajuda. Estas instalações desportivas municipais estão disponíveis para a população, estando dotado de iluminação artificial e balneários.
Geomonumento do Rio SecoSão antigas pedreiras, agora recuperadas como zonas de lazer. No Geomonumento do Rio Seco ainda estão preservados os Fornos de Cal. Foi um leito de um rio, ladeado por dois grandes desfiladeiros construídos pelas águas ao longo dos tempos. Desde a pré-história a grande caverna e outras menos visíveis albergavam mamíferos e posteriormente seres humanos, que procuravam abrigo, zonas de caça e lazer junto ao rio.
Largo do Rio SecoO local foi aterrado em 1911 para evitar que fosse um foco de infeções. No espaço deste Largo do Rio Seco foi instalado em 1821 um chafariz. Atualmente está a ser alvo de uma profunda reabilitação que o tornará numa das principais praças de Lisboa.
Alcântara/BelémPoderá aqui disfrutar de uma bela paisagem, percorrendo toda a margem banhada pelo Rio Tejo.

© 2024 Junta de Freguesia da Ajuda. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia