Notícias

Nova carreira de autocarros na Ajuda

Nova carreira de autocarros na Ajuda

15-NOV-2021

A partir de 15 de novembro (2.ªf), entra em circulação uma nova carreira: a 771 Sete Rios – Pólo Universitário Ajuda.A 771 funciona nos dias úteis, das 6h às 21h30, e permite melhorar a mobilidade no acesso ao Pólo Universitário da Ajuda e zonas circundantes.Com terminal em Sete Rios, circula via R. Campolide, R. Canto da Maya, R. Campolide, Av. Conselheiro Fernando de Sousa, Av. Eng.º Duarte Pacheco, Viaduto Duarte Pacheco, A5, Cruz das Oliveiras, Estr. do Penedo (Estr. do Alvito e Estr. da Pimenteira sentido para Sete Rios), Estr. dos Marcos, Av. Universidade Técnica e R. Sá Nogueira, onde efetua terminal.Horário disponivel aqui.

Ler mais...
 Clube de Caminhada e Corrida da Ajuda

Clube de Caminhada e Corrida da Ajuda

12-NOV-2021

Jorge Marques, presidente da JFA, anunciou hoje o lançamento do Clube de Caminhada e Corrida da Ajuda.Trata-se de uma iniciativa integrada no projeto “Ajuda a Correr” que tem como objetivo a prática e promoção do exercício físico pra todos os ajudenses.O novo Clube está aberto a todos e terá sessões orientadas pelo campeão de atletismo Paulo Guerra. Deste modo, mesmo quem trabalho terá oportunidade de se exercitar em segurança e com supervisão especializada.As sessões realizam-se aos sábados de manhã e quartas-feiras à tarde.A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo número, igualmente grátis, 800 210 412.Aproveite esta oportunidade pra se manter em forma!

Ler mais...
"A Terra Treme"

"A Terra Treme"

05-NOV-2021

A Unidade Local de Proteção Civil da Ajuda realizou, hoje, na Universidade Senior, uma atividade de sensibilização para procedimentos de segurança em caso de tremor de terra.Este exercício, inseriu-se numa iniciativa de âmbito nacional.Saiba mais em https://www.aterratreme.pt e proteja-se!

Ler mais...
Unidade Local de Proteção Civil da Junta de Freguesia da Ajuda

Unidade Local de Proteção Civil da Junta de Freguesia da Ajuda

28-OUT-2021

Como tem vindo a ser noticiado nos vários órgãos de comunicação social, está previsto para os próximos dias (28, 29, 30 e 31 de Outubro) um agravamento do estado do tempo com Aviso Amarelo esperando-se chuvas, por vezes intensas com trovoadas, existindo igualmente a possibilidade da ocorrência de cheias pontuais. Desta forma apelamos a todos para a tomada de medidas de forma a minimizar as seguintes ocorrências previstas: • Piso rodoviário escorregadio por eventual formação de lençóis de água;• Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;• Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;• Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;• Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preiamar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;• Danos em estruturas montadas ou suspensas;• Possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia;• Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência;• Possíveis acidentes na orla costeira.Fonte: IPMA

Ler mais...
Compostagem no Mercado da Ajuda

Compostagem no Mercado da Ajuda

20-OUT-2021

Arrancou hoje a compostagem no Mercado da Ajuda.Os resíduos vindos das bancas das frutas e legumes poderão agora ser aqui depositados, como o objetivo de obter posteriormente o composto que poderá ser reciclado na agricultura e jardins.De inicio foram colocados quatro compostores, sendo que haverá formação para os que vão efetuar a manutenção dos mesmos.Estes compostores serão nesta fase apenas utilizados pelos vendendores do mercado.Uma Ajuda cada vez mais sustentável!Saiba mais sobre o projeto "Lisboa a Compostar" aqui.

Ler mais...
Bairro 2 de Maio recebe prémio internacional

Bairro 2 de Maio recebe prémio internacional

19-OUT-2021

O projeto Food From The Block desenhado para ser promovido no Bairro 2 de Maio e em mais dois bairros da cidade de Lisboa (contemplados pelos programas Bip/Zip) recebeu um prémio internacional.O prémio, atribuído pela The Healthy Food Challenge, tem o valor de 87 mil euros.Esta iniciativa internacional visa promover sistemas alimentares saudáveis com ideias inovadoras e prevenir a obesidade entre as populações mais vulneráveis.O projeto vencedor, Food From The Block, apresentado pela associação Locals, pretende criar uma ligação entre a alimentação e a história e identidade do Bairro 2 de Maio.Assim, através deste projeto, a comunidade poderá criar um menu com que se identifique num processo criativo da produção à cozinha. O sentimento de partilha é um dos pontos fortes deste projeto vencedor, cujo desenvolvimento será filmado durante os 16 meses da sua execução, para a elaboração de um documentário.

Ler mais...
Saúde e Bem Estar - Acupunctura

Saúde e Bem Estar - Acupunctura

01-OUT-2021

A Casa da Cultura da JFA cuida também do seu bem estar.Há casos em que a acupunctura pode ser uma ajuda valiosa.Serviços disponíveis:- Acupunctura tradicional5ªFeira - por marcação.- Acupunctura integrativapor marcação.Mais informações: tel. 213 616 119

Ler mais...
Informática na Ajuda

Informática na Ajuda

30-SET-2021

Valorize-se. Aprenda a usar esta poderosa ferramenta.Inscrições na Casa da Cultura da Junta de Freguesia da Ajuda (ao lado da sede da Junta)Horários:-Informática avançada 13ªF 19.15H - 20.15H-Informática 3ªF 9.30H - 11.30H6ªF 15.30H - 17.30H-Informática avançada 23ªF 15.30H - 17.30H 5ªF 15.30H - 17.30H

Ler mais...

© 2021 Junta de Freguesia da Ajuda. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia