Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda

A Paróquia da Ajuda teve início em 1587, mas já em 1450 existia uma ermida no sítio da Ajuda que, nesse ano, participou pela primeira vez no círio de Nossa Senhora do Cabo.

Em 10 de Maio de 1835 com uma solene procissão e trasladação do Santíssimo Sacramento que a sede da Paróquia passou a ser o Convento da Boa Hora da Ordem dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho, fundado em 1664 e cuja ordem foi extinta por decreto de 8 de Maio de 1834. A criação deste convento é-nos contada assim:

O Convento de Nossa Senhora da Boa Hora, na freguesia da Ajuda, extramuros da cidade de Lisboa, foi fundado pelos religiosos Agostinhos Descalços no sítio chamado Espargal …, no ano de 1756, por ocasião do grande terramoto sucedido em 01 de Novembro de 1755, em que saíram do convento de Nossa Senhora da Boa Hora de Lisboa, os religiosos daquela comunidade, fugindo da ruína que o convento ameaçava. Por esta causa vieram os religiosos em 16 de Janeiro de 1756 acomodar-se no sobredito sítio… e depois de feito o cómodo para habitação dos religiosos se lançou a 1ª pedra da nova Igreja dedicada a Nossa Senhora da Boa Hora e Santa Rita, em 7 de Abril de 1766.” (Doc. Biblioteca Ajuda)

Desde 1587 foram párocos desta freguesia 42 Padres, sendo o atual, Padre Francisco, o 43º Pároco de Nossa Senhora da Ajuda.


A Primitiva Ermida da Ajuda


A origem da freguesia da Ajuda remonta ao Séc. XVI. O 1º livro de assentos de baptismos da freguesia começa a 5 de Janeiro de 1592, afirmando o cura que se encontrava no 5º ano do seu exercício.

A freguesia terá nessa data 3.910 fogos e 14.460 almas.

A freguesia da Ajuda com sede na Ermida da Ajuda abrangia então as terras reguengas compreendidas entre as ribeiras de Alcântara e de Algés que ao longo dos anos se foi desmembrando.

Em 1780 foi constituída a freguesia de São Pedro, em Alcântara, transferida de Alfama.

Em 1883 foi criada a freguesia de Belém.

Em 1959 foi criada a freguesia de São Francisco de Xavier.

A origem da Ermida é-nos contada nos Anais das Bibliotecas, Museus e Arquivo Histórico-Municipais da seguinte forma:

Dois garotos costumavam vir por estes lados de guarda a umas cabras … O sítio era ermo … a alturas tantas uma das cabras deu-lhe de se desviar do pastigo e … galgar a penedia. Um dos catraios largou a carreira para ir agarrá-la e trazê-la para junto das demais, mas demorou-se tanto que o outro entrou de estar em cuidado e não teve mais remédio que ir ver se o companheiro se teria aleijado. Desceu o despenhadeiro de rastos e cheio de cautela e foi topar com uma grutinha natural, escavada na penedia de cuja existência ninguém tinha notícia. Lá dentro com o rosto a espelhar maravilhosamente o espanto que lhe ia na alma, estava o companheiro com os olhos fixos em pequena e linda imagem que representava a Virgem sentada em pequena cadeira tendo o Menino Jesus no regaço e dois anjos aos lados. Ali se construiu uma ermidazinha em honra de Nossa Senhora… e o seu culto tomou grande incremento dando aso à afluência de peregrinos vindos da corte e de outros lugares trazer-lhe os seus óbulos , pagar-lhe promessa e fazer-lhe as suas orações

Sendo a ermida muito pequena para acolher a multidão foi então construída uma Ermida maior que passou a ser a sede da freguesia de Nossa Senhora da Ajuda.


Site de internet: https://www.paroquiaajudalisboa.com/

Morada: Largo da Boa-Hora / 1300-100 LISBOA

Telefone: 213 630 039

FAX: 213 620 172


© 2021 Junta de Freguesia da Ajuda. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia